A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação tornaram-se indispensáveis no quotidiano do século XXI. Nesta Era da Globalização a tecnologia está presente nos nossos dias e somos constantemente inundados pela informação. A escola tem um papel fundamental para a formação de indivíduos capazes de selecionar a melhor forma de adquirir competências para lidar com toda esta vasta informação.
A introdução de novos meios tecnológicos no ensino tem vindo a produzir efeitos positivos na aprendizagem e estão a modificar o modo como os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender.
Neste sentido é hoje em dia reconhecida a importância que as Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham no processo de ensino e aprendizagem. Os dados indicam que em muitas escolas públicas as salas de informática possuem equipamentos ultrapassados, inviabilizando o uso da internet e de computadores. Os docentes estão capacitados em competências digitais necessárias ao ensino e aprendizagem, mas não têm acesso a equipamento e tecnologias para colocar em prática.
As tecnologias permitem a expansão do conceito de sala de aula, na qual se inclui a componente virtual, levando o ensino e a aprendizagem a outros níveis mais abrangentes e mais aliciantes que privilegiam a ação do aluno.
Temos plena consciência da importância das tecnologias de informação e comunicação para a formação dos alunos, pois os computadores trazem una diversidade de softwares e aplicativos que conduzem a uma interatividade, que é fundamental para ensinar novos conteúdos e estimular a aprendizagem dos alunos.
Com este projeto, acreditamos promover nos alunos a capacidade de participarem de forma mais esclarecida e adequada em diversos contextos, desenvolvendo uma conduta crítica, refletida e responsável no uso de tecnologia e de ambientes e serviços digitais. Pretende-se também que os alunos adquiram métodos de trabalho, de pesquisa e de investigação com a utilização das tecnologias, desenvolvendo competências de seleção e análise crítica da informação no contexto de atividades investigativas e ainda que colaborem com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital e apresentá-los à comunidade educativa.