Orçamento Participativo
Explorar
Este ciclo representa as várias fases de cada edição do Orçamento Participativo!
Avaliação do ciclo anterior tem como finalidade avaliar os pontos fortes e fracos da edição transata, de forma a melhor preparar a edição atual.
A verba atribuída ao Orçamento Participativo é definida anualmente pelo executivo da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão. Para a edição de 2025 foi aprovado o valor de 80 000,00 €.
O Orçamento Participativo é divulgado, em vários canais, junto da população, incentivando os cidadãos e o movimento associativo da freguesia para a apresentação de propostas. Tem início o período de receção das propostas.
As propostas apresentadas são analisadas por uma equipa de avaliação interna e por um embaixador do OP, de acordo com as Normas de Participação.
Após a divulgação da lista final de projetos, inicia-se a fase de votação. A votação é feita presencialmente nas instalações da autarquia, no website do OP e na urna digital, que percorrerá vários locais na freguesia.
Os resultados finais são apresentados em sessão pública e divulgados, posteriormente, no website do Orçamento Participativo, assim como, noutras ferramentas de comunicação da autarquia. Os projetos vencedores são incorporados no plano de atividades e orçamento do ano seguinte.
Na fase de execução são realizados os procedimentos legais, de forma a concluir os projetos no prazo máximo de 18 meses.
A avaliação do processo tem como base, os resultados obtidos num inquérito de satisfação (realizado aos participantes do Orçamento Participativo) e um relatório final, que se encontra disponível neste website, no separador "O que é o OP/Documentação". Esta avaliação contribuirá para a melhoria da edição posterior.