Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar ao início

Detalhe Embaixadores

Mª Antonieta Gonçalves

A história do Projeto Charcolândia tem raízes na construção de um Charco para anfíbios na escola D. Pedro IV em 2010/2011. Desde aí que a necessidade de melhorar o espaço à volta do “Charco com Vida”, se tornou uma vontade da Escola. Rentabilizar um espaço baldio, orientando-o para uma pedagogia holística que releva valores científicos, culturais, artísticos e lúdicos ao mesmo tempo que se institui como espaço privilegiado de lazer.

Se não fosse a força deste ideal não teria sido possível manter vivo este projeto, pois os anos que se seguiram de absoluta crise financeira impediam a sua consecução.

Mas a criação de uma Junta de União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão mudou todo o cenário de integração da Escola na vida da comunidade civil. Em fevereiro de 2015, os alunos do clube do Charco com Vida convidaram o Sr. Presidente Dr. Pedro Brás a visitar o nosso espaço e a conhecer a nossa dinâmica de trabalho. Soubemos, então, que a saída para o nosso grande obstáculo – o financiamento da obra - era concorrermos ao Orçamento Participativo. Uma inovação, uma estratégia democrática de proximidade aos cidadãos e de justiça na seleção dos projetos a financiar. Metemos mãos à obra para a sensibilização de toda a população escolar, como último reduto para a realização da obra. Não só ganhámos o 1º prémio, como a obra foi concluída e inaugurada em junho de 2017, depois de 6 anos de luta.

O Orçamento Participativo foi uma luz de esperança que permitiu concretizar um projeto feito com alma e coração para o bem de muitos.

Estamos (Alunos, Pais, Professores e Pessoal Auxiliar) muito gratos a toda a excecional equipa da Junta, por todas as diligências empreendidas e pelo carinho com que sempre fomos tratados.

 

Mª Antonieta Gonçalves

 

Veja a proposta aqui.

 

 

Documentos